League of Legends

Deck Guide

Guia de Campeão: Como jogar de Jax!

, updated , Comment regular icon0 comments

Aprenda a dominar um dos melhores campeões para te tirar do Elo Hell! Hoje trago tudo sobre o Jax, o rei da Top Lane!

Edit Article

Porque aprender a jogar de Jax em League of Legends?

Jax é um dos campeões mais fáceis do LoL, e suas habilidades e builds são simples de se entender. Por conta disso, Jax rapidamente pode ser masterizado, sendo muito útil para aquele que busca um personagem para se tornar mono.

Ainda mais para os jogadores do elo Platina ou inferior, pois nos elos mais baixos, as partidas se estendem bastante (já que nenhum dos times sabe finalizar uma partida), dando tempo para campeões de Late Game como Jax brilharem!

Ad

Qual é a melhor posição para Jax?

Por ser um lutador corpo-a-corpo, Jax se encontra melhor na rota do topo. Em alguns metagames específicos ele pode ser usado como caçador (jungler), já que com sua certa mobilidade, pode conseguir alguns abates fáceis durante os ganks para acelerar seu power spike, porém como seu “clear” da selva não é muito eficiente, Jax nunca se destacou por lá.

Portanto, as informações aqui serão referentes ao Campeão na Top Lane.

Quais são as habilidades do Jax em League of Legends?

Passiva – Investida Implacável: Os ataques básicos de Jax aumentam continuamente sua velocidade de ataque, podendo escalar em até 8 vezes. Investida Implacável interage com os famosos “resets” de ataques básicos, abuse disso para escalar sua passiva rapidamente.

Q – Salto Atacante: Jax salta em alguma unidade (também pode ser usado em sentinelas), caso o alvo seja inimigo, também causará dano. Vale lembrar que Salto Atacante pode ser combinado com seu W (Energizar) para encaixar ainda mais dano. Porém, use seu Q com sabedoria, pois é a única mobilidade de Jax.

W – Energizar: Jax causa dano adicional em seu próximo ataque básico. Também pode ser usada para ampliar o dano em Salto Atacante, porém recomendo utilizar essa habilidade para resetar seu próximo ataque básico, fazendo com que cause muito dano em pouco tempo, além de escalar sua passiva da melhor forma possível.

E – Contra-Ataque: Ao ativar, Jax começa a girar sua arma, desviando de TODOS os ataques básicos de inimigos, e ao reativar (ou ao fim da habilidade), ele atordoa os adversários em sua volta. Essa habilidade pode ser usada de forma ofensiva (usando ela juntamente com Salto Atacante para chegar ao inimigo, e reativá-la o mais rápido possível para atordoá-lo), mas também serve muito bem para a defesa (mantendo a habilidade ativa, para desviar de mais ataques dos inimigos).

R – Poder do Grão-Mestre: Jax se fortalece defensivamente, e recebe Armadura e Resistência Mágica por um curto período, fazendo com que ele brilhe em pequenas lutas (2v2, 1v2, 1v3). Além disso, seu R conta com uma habilidade passiva, que a cada terceiro ataque básico consecutivo, Jax causa dano mágico adicional (também interage com os resets que seu W oferece).

Qual a ordem para upar as habilidades de Jax?

Image content of the Website

Como a fase de rotas de Jax não é uma das melhores, você deve começar com o E para não ser punido nas trocas, mas a primeira habilidade para aprimorar até o fim é o W, ele é essencial para garantir o farm e para ser fonte de dano nas trocas.

Depois o E é aprimorado até o fim, e como é muito útil para lutas, diminuir seu tempo de recarga é realmente interessante para Team Fights. E por fim, upe seu Q.

Quais são os melhores itens para Jax em League of Legends?

Jax é um campeão bem simples para se buildar. Desde o início do LoL, Força da Trindade sempre foi um item chave para Jax, e ainda é essencial para o campeão. O item conta com velocidade de ataque (importantíssimo para escalar a passiva de Jax), além de pontos de vida e dano (essenciais para lutadores), e o fulgor, que fortalece seu próximo ataque depois de usar uma habilidade (interagindo com o seu W)

Ad

Image content of the Website

Espada do Rei Destruído é o seu próximo item, pois conta com um dano físico baseado na vida atual do alvo (10% em alvos corpo-a-corpo; 6% em alvos de ataque à distância), e como na rota do Topo geralmente encontramos lutadores corpo-a-corpo com alta vida, a Espada do Rei irá brilhar. Ela também lhe concede mais velocidade de ataque, e um roubo de vida essencial para o campeão. Além disso, ela consegue ter muito valor com campeões como Jax, através de seu efeito de roubar velocidade de movimento.

Image content of the Website

Como terceiro item chave, Sinal de Sterak é uma ótima escolha, somando bons status para campeões do tipo lutador, além de Salva-Vidas, um escudo baseado em sua vida máxima que é muito útil em grandes lutas.

Image content of the Website

Depois destes 3 itens (mais a sua bota), você pode se sentir livre para buildar como quiser. Particularmente, eu gosto de buildar tank no final do jogo, não sinto a necessidade de mais dano ou velocidade de ataque, prefiro me manter vivo para impactar mais durante a luta.

Também levo em consideração a situação da partida, caso o inimigo mais forte seja um campeão de velocidade de ataque (Jinx, Vayne, ou Master Yi), Coração Congelado se torna uma ótima escolha, ou caso seja alguém com muitos ataques críticos (Yasuo), o item preferencial é o Presságio de Randuin. Quando um mago estiver sendo o incômodo da partida, poderá ser feito um Semblante Espiritual.

As botas indicadas para Jax são as Galvanizadas de Aço e as Passos de Mercúrio, são muito úteis para te fazer aguentar mais nas lutas. Deve se analisar o campeão inimigo da sua rota para decidir qual bota comprar, em casos de inimigo com dano físico, a melhor opção são as Galvanizadas de Aço, no caso de você estar jogando contra um campeão de dano mágico, Passos de Mercúrio é uma ótima escolha.

Quais são as melhores runas para o Jax?

Image content of the Website

Jax sempre se beneficiou das runas de Precisão. Com Triunfo o campeão consegue mais ouro por abate além de uma cura baseada em sua vida perdida, podendo ser muito eficiente em lutas pequenas. A árvore de Precisão também conta com a Lenda: Espontaneidade e com Ritmo Fatal para aumentar sua velocidade de ataque (Essencial para Jax como foi dito anteriormente).

Já sua árvore de runas secundárias será a de Inspiração, utilizando Tônico de Distorção no Tempo suas poções e biscoitos são mais eficientes, fazendo com que você consiga sobreviver durante a fase de rotas. Entrega de Biscoitos é outra runa da árvore de Inspiração, utilizada para interagir diretamente com o Tônico de Distorção no Tempo. Caso queira, poderá trocar as runas secundárias de Inspiração para Osso Revestido e Inabalável da árvore de Determinação, também com um foco defensivo.

Quais são os melhores feitiços para o Jax?

Ad

Jax é um campeão Late Game e de Split Push. Portanto, seus feitiços sempre serão Flash e Teleporte, pois o Incendiar na rota do Topo é apenas para aqueles que querem lutar e garantir a fase de rotas, como você apenas quer sobreviver e farmar, o Incendiar se torna inviável.

O Teleporte será essencial desde a fase de rotas, pois se você sofrer muita pressão e for submetido a uma troca ruim, basta voltar para a base e usar seu Teleporte rapidamente para não perder farm. Além disso, do meio para o final do jogo você irá forçar as rotas sozinho (Split Push), se ocorrer alguma TeamFight por um objetivo (Barão ou Dragão Ancião) enquanto isso, você pode usar seu Teleporte para acompanhar seu time.

O que é bom contra o Jax?

Caso esteja enfrentando um Garen, Malphite ou Renekton, tome cuidado! São campeões robustos que não sofrem por Jax na fase de rotas.

Garen consegue facilmente limpar a wave com o E, te pressionando o máximo possível, provavelmente ele irá ficar na sua frente em Farm/XP (Guarde seu E para desviar do Q de Garen). A matchup contra Renekton é exatamente a mesma coisa, ele consegue facilmente te colocar embaixo da torre e fazer trocas favoráveis, jogue com cautela (também é necessário guardar seu E nessa matchup, para desviar do W de Renekton).

Já Malphite é um caso à parte, ele não te pressiona tanto com a “clear wave”, porém com seu Q ele consegue encaixar dano de pouco em pouco, não subestime um Malphite e não avance contra ele.

Jax é bom contra o quê?

Jax consegue inibir campeões que dependem totalmente de ataques básicos. Com seu E ele pode anular facilmente a Riven ou a Fiora, por exemplo.

Mesmo com vários combos diferentes, o dano da Riven está totalmente ligado ao ataque básico, então basta esperar o avanço dela para usar o E, desviando dos ataques fortalecidos de Riven. A Fiora é um caso idêntico, guarde seu Contra-Ataque para desviar da Passiva e do R da Duelista Demaciana.

Curiosidades sobre o Jax

Qual a altura de Jax?

R: Segundo o League of Legends Fandom, Jax tem aproximadamente 1,87 Metros e pesa cerca de 117Kg.

Quem dubla o Jax?

R: O dublador brasileiro do campeão é o Waldyr Camargo Sant'anna, que também dublou Maokai em League of Legends. Além de ter participado de outros trabalhos para Séries e Desenhos, como em Os Simpsons, onde dublou Homer Simpson.

Quais são as principais skins de Jax em League of Legends?

Jaximus

Essa skin merece ser a primeira da lista por conta de uma homenagem feita a um jovem que estava em tratamento de câncer na fundação “Make-A-Wish”.

O jovem visitou a Riot antes de falecer e admitiu ter o Jax como seu campeão favorito e Jaximus como sua skin favorita. Por conta disso, ocasionalmente Jaximus fala a seguinte frase: “Essa é pelo meu amigo!”.

Image content of the Website

Jax SKT T1

Image content of the Website

Ad

Jax Cajado Divino

Image content of the Website

Jax Reinos Mech

Image content of the Website

Obs.: Guia feito sob o Patch 11.24 do League of Legends, sujeito a alterações futuras.