League of Legends

News

Uma introdução ao League Of Legends: unidades, mapa e mais

, updated , Comment regular icon0 comments

O CBLOL está chegando aí, o maior campeonato de League of Legends no Brasil. Vamos explicar o que precisa saber para entender esse campeonato.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Opa, meu nome é Diogo e hoje estou aqui para tentar passar um pouco do básico do LoL, na esperança que, você, que não sabe nada do jogo, entenda o que acontece nas transmissões e, consequentemente, se divirta assistindo.

Para começar a entender este jogo temos que saber como funciona uma partida. League of Legends é um jogo da categoria MOBA. Esses possuem em comum, principalmente, 3 fatores:

são jogos em que, cada partida (que duram entre 20 e 50 minutos) começa do zero, sempre do mesmo jeito, diferentemente de um jogo de RPG onde, por exemplo, se constrói um personagem e o desenvolve por um grande período de tempo. Nos MOBA, o seu personagem tem começo, meio e fim, no intervalo de tempo da partida; Para vencer um jogo, seu objetivo principal é destruir o Nexus inimigo. Esse é uma estrutura que se localiza no meio da base de cada time. Em outros MOBA o nome pode variar, mas em todos, esse é o objetivo final;

Ad

Image content of the Website

Foto do mapa de Summoner's Rift, lugar onde se passam as partidas de LoL

Os times são compostos por 5 jogadores cada. Antes de iniciar a partida os jogadores tem que decidir com quais personagens vão jogar, já que, existem mais de 100 personagens, cada um com com sua singularidade, vantagens e desvantagens.

Agora vamos falar mais especificamente sobre LoL. Como vocês podem ver na imagem, o mapa é constituído por 3 grandes rotas que chamamos de: Topo, Meio e Inferior. A distribuição dos jogadores pelo mapa varia com o decorrer do jogo, mas, na fase inicial (que normalmente dura até os 13 minutos), ambos os times dividem seus jogadores da mesma forma. As rotas Topo e Meio são denominadas de rotas solo, visto que nelas vai apenas 1 jogador. Na rota Inferior se encontra uma dupla de jogadores de cada time compostas por 1 Atirador e 1 Suporte (já explicarei o que significada cada). Além dessas posições, cada time possui um Caçador, um jogador que não fica fixo na rota, mas sim na selva e, eventualmente, aparece nas rotas para tentar obter um abate, ou objetivo em uma disputa, devido à vantagem numérica.

Após entender quem fica aonde, vamos entender o porquê. Aos 1:05 de jogo, e após de 30 em 30 segundos, nascem nas bases de cada time tropas denominadas "Minions", controladas por um algoritmo e não por jogadores. Eles marcham em direção ao Nexus adversário seguindo o caminho das rotas, 6 em cada. Seu objetivo é bem simples: chegar ao Nexus e destruí-lo. Porém, eles atacam qualquer inimigo que encontrem, lutando ferozmente. Essas tropas são uma das partes mais simples ,embora importantes, do jogo. Os jogadores ficam nas rotas pois, ao efetuar o Golpe Final em um Minion, obtêm Ouro e Experiência, que são fatores essenciais para fortalecer do personagem no decorrer da partida.

Image content of the Website

(imagem de Minions lutando ao se encontrarem na rota do meio)

Além dos jogadores e minions defendendo suas bases, cada rota possui 3 torres (circuladas na primeira imagem) que, adicionadas a 2 do Nexus, totalizam 11 para cada time. Essas torres atacam qualquer inimigo que entre em seu raio de alcance e são ótimos lugares para defesa. O jogador estar sob a área de influência de sua torre lhe traz uma vantagem de dano, os ataques da torre, o que lhe propicia maior segurança. Destruir o Nexus do outro time demanda, no mínimo, destruir todas as torres e o inibidor (nosso próximo tópico) de uma das rotas, e as torres do Nexus. Se qualquer uma dessas estruturas estiver de pé, não será possível nem alvejar o Nexus inimigo.

Inibidores são estruturas inofensivas que se encontram posicionadas atrás da torre mais próxima da base de cada rota. Ao destruir um inibidor inimigo, além dos seus minions normais nascerem de 30 em 30 segundos, um Super minion surgirá junto com toda onda de tropas. Esses são muito mais fortes e resistentes, e possuem maior facilidade para destruir bases.

Ad

Image content of the Website

(Super Minions de cada time)

Embora estar na rota seja importante para se obter recursos, existe um jogador de cada time, o Caçador, que tem outro caminho: a Selva. O caçador é considerado uma das peças mais importantes. Em vez de dar golpes finais em minions para obter recursos, ele mata monstros neutros que se encontram em pontos específicos de cada lado da selva e, ao serem eliminados também dão Ouro e Experiência. O grande diferencial é o caçador pode escolher livremente a ordem que decide fazer esses "Campos", possibilitando estar presente em vários lugares do mapa em momentos diferentes, em vez de "preso" à rota. Além disso, por serem mais móveis, eles efetuam o famigerado "Ganks", que é quando se deslocam para uma rota na tentativa de eliminar um adversário inimigo, utilizando-se da vantagem numérica.

Ademais, os caçadores são responsáveis por garantir os objetivos neutros para o seu time. Esses são: o Arauto, que quando finalizado o time pode invocá-lo em uma rota para bater como um aríete em uma estrutura, danificando-a; Os Dragões elementais (existem 4 tipos desses) que cada um, ao ser derrotado, oferece uma vantagem para o time até o final do jogo; O Barão e o Dragão Ancião, que oferecem um "Buff" temporário (o Buff também é perdido quando morre) ao serem derrotados, que dá vantagem no confronto contra o time adversário.

Image content of the Website

(Barão, seu buff é essencial para que alguns times finalizem a partida)

Agora é hora de entendermos como os jogadores escolhem os personagens, chamados de campeões, com que vão jogar. O LoL possui mais de 100 personagens únicos. Cada time pode escolher apenas 5 deles por partida, um para cada jogador, sem repetição ou coincidência. Antes de começar a partida os jogadores passam pela parte de "Picks e Bans", acompanhados por seus técnicos (sim, e-sports também tem técnicos). Nesse momento os times se alternam banindo, ou seja, impossibilitando personagens de serem escolhidos por ambos os times, banimento válido apenas para a partida, e escolhendo 5 campeões. Após esse momento, as composições estão formadas e o jogo está prestes a começar.

Chegou a hora de falarmos sobre cada jogador e como influenciam na partida. Cada um possui um papel distinto dentro do jogo, podendo haver variações. Na rota do Topo, campeões mais resistentes, e/ou de ataques físicos próximos, são o comum. Na Meio, a tendência é serem Magos, bonecos que causam dano mágico e têm suas habilidades como principal fonte de dano. Na rota inferior os 2 campeões se complementam. O primeiro é o famoso Atirador (ou ADC), uma posição conhecida como canhão de vidro. Quanto mais longo o jogo, maior o Dano por Segundo (DpS) que esses personagens podem efetuar, o qual geralmente é o maior do time. Todavia, são muito frágeis. Sua principal fonte de dano são seus ataques básicos, diferente dos magos que dependem mais de suas habilidades. Para apoiar o ADC, os suportes estão ao seu lado. Essa posição pode ter papéis variados como curar, absorver dano, ou ir para cima para, garantir uma eliminação para o seu time e, quase nunca, é uma das principais fontes de dano do time. O caçador, por sua vez, pode variar muito no modo de jogar. Ele pode ter características, dependendo do campeão que foi escolhido, de todas as outras posições.

Ad

Dentro da partida, duas coisas importam, acumular recursos e conquistar objetivos. Como já foi dito antes, dar golpes finais em minions e monstros te dão Ouro (pode ser gasto na loja na compra de itens que melhoram atributos do personagem. Existem vários deles no jogo e saber qual e quando comprar é parte essencial para a vitória) e Experiência. Todo campeão do LoL possui 5 habilidades: uma passiva, que é independente da Experiência; três básicas, que podem ser melhoradas com pontos de habilidade sempre que se sobe de nível (nível máximo do jogo é 18); e a habilidade Ultimate, que só pode ser aprendida a partir do nível 6. Ela tende a ser a habilidade mais impactante de um campeão no jogo e, ser essencial para momentos de luta.

Ambos Ouro e Experiência também podem ser obtidos ao abater um campeão inimigo. Quando isso acontece, o personagem adversário fica inativo no jogo por um período de tempo até renascer em sua base.

A partir do momento em que o jogo sai da fase inicial de rotas, lutas começam a ser mais constantes e cada uma delas é imprescindível para o desfecho do jogo. Se um time consegue eliminar todo o outro, esse time vai conseguir tempo e espaço no mapa, até conseguir chegar ao Nexus.

League of Legends é um jogo muito complexo e com muitas variáveis. Ninguém tudo sobre LoL, e essa é uma das belezas do jogo. Espero ter conseguido passar um pouco do meu conhecimento e que com ele você consiga se divertir assistindo partidas de LoL, como eu me divirto. Obrigado.