Introdução
Mahō Shōjo (Garotas Mágicas) é um subgênero de mangás e animes do estilo Shōjo, um estilo focado em personagens femininas.
No Mahō Shōjo temos o foco em (como o nome já diz) Garotas Mágicas enfrentando um grande e poderoso mal. No Japão, o estilo também é chamado de mahō shōnen.
É importante frisar que os gêneros de Mangá/Anime costumam se desmembrar muito, dando origem a diversos e quase incontáveis subgêneros. Nesse artigo focarei nas inspirações diretas das Guardiãs Estelares, ou seja, mangás e animes que possuam as características de: grupos de garotas com poderes mágicos tentando viver uma vida “normal”. No mais, divirtam-se com o material!
Ad
Origens
Tivemos diversas animações contribuindo para o Gênero Shōjo, entre elas posso citar: Fushigi na Melmo (1971), Cutie Honey (1973), Majokko Megu-chan (1974), todos esses pela Toei.
Pelo Studio Pierrot, tivemos: Mahou no Tenshi Creamy Mami, Mahou no Yousei Persia, Mahou no Star, Magical Emi, Mahou no Idol Pastel Yumi.
Mas foi em 1992 que as coisas ganharam uma nova proporção.
Sailor Moon
Em 1992 tivemos uma grande revolução no gênero, a estreia de Sailor Moon (Bishoujo Senshi Sailor Moon), que trouxe uma grande visibilidade para o estilo, e alcançou o mundo todo. Imaginem o poder que Sailor Moon teve juntando garotas uniformizadas que se transformam em super-heroínas para combater um grande mal. Conseguiram somar Shōjo e Super Sentai (como Power Rangers, Kamen Raider, Changeman) e com isso trazer tanta representatividade que o anime estourou e viajou o mundo inteiro.
Sailor Moon conta a história de Serena Tsukino, uma garota normal e inocente de 14 anos — pelo menos, é isso que ela pensa — que um dia encontra Luna, uma gata falante que revela a identidade de Serena como "Sailor Moon", uma guerreira mágica destinada a salvar a Terra das forças do mal. Luna, então, dá a ela tarefas, como a de encontrar a Princesa da Lua e a de proteger a Terra de diversos antagonistas, começando com o Reino Sombrio, que há um tempo destruiu o Reino da Lua.
Antes da série começar, o inimigo atacou o Reino da Lua, o que obrigou a Rainha Serenity a mandar sua filha, a Princesa Serenity e suas guardiãs, além dos gatos Luna e Artemis, seus assessores, para o futuro para renascer. Junto com suas guardiãs — a inteligente Sailor Mercúrio, a vidente Sailor Marte, a delicada, porém forte Sailor Júpiter e a alegre Sailor Vênus — a Princesa Serenity luta contra o mal e, com o tempo, encontra-se com o Tuxedo Mask o seu verdadeiro amor.
Ao decorrer da série, Serena e suas amigas aprendem mais sobre seus poderes e sobre as forças do mal que enfrentam. O passado dos personagens é algo misterioso até mesmo para elas, e grande parte da série inicial é dedicada a redescobrir suas verdadeiras identidades e origens.
Luna, que orienta e aconselha as Sailors, não sabe tudo sobre suas histórias. Eventualmente, as Sailors descobrem que Serena é a verdadeira Princesa da Lua e que sua mãe a renasceu como um Sailor para protegê-la. Assim, Serena descobre a verdade sobre seu passado, seu destinado amor verdadeiro e as possibilidades do futuro do Sistema Solar.
Sailor Moon foi tão importante para o gênero que moldou tudo o que veio depois, inclusive as Guardiãs Estelares — só por esse trecho do artigo vocês já devem ter identificado diversas semelhanças.
Guardiãs Estelares
Guardiãs Estelares é uma linha de skins dos jogos Legends of Runeterra, League of Legends e Wild Rift. Felizmente, esses cosméticos não param em apenas skins, eles formam todo um Universo Alternativo para as personagens dos jogos da Riot.
Ad
Esse Universo Alternativo nos conta a história de personagens escolhidas pela Primeira Luz, para manter a paz no Mundo — mas como dizia o Tio Ben: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” — e uma das grandes consequências desses poderes é o fato de que quanto maior a luz (a força) da Guardiã, mais próxima de ser corrompida pela Escuridão ela estará.
Até o momento, temos um total de 22 skins lançadas, totalizando 14 personagens portando essas skins e que estão divididos em 3 temporadas.
Temporada 1
*Lux Guardiã Estelar
* Janna Guardiã Estelar
* Jinx Guardiã Estelar
* Lulu Guardiã Estelar
* Poppy Guardiã Estelar
Temporada 2
* Ahri Guardiã Estelar
* Ezreal Guardião Estelar
* Miss Fortune Guardiã Estelar
* Soraka Guardiã Estelar
* Syndra Guardiã Estelar
Temporada 3
* Zoe Guardiã Estelar
* Neeko Guardiã Estelar
* Rakan Guardião Estelar
* Xayah Guardiã Estelar
Pijaminha Estelar
* Lulu Pijaminha Estelar
* Lux Pijaminha Estelar
* Ezreal Pijaminha Estelar
* Miss Fortune Pijaminha Estelar
* Soraka Pijaminha Estelar
Novas Skins
A partir do dia 14/07, teremos o lançamento do evento Guardiães Estelares 2022, que contará com a adição de diversas outras skins, além de skins exclusivas para outros jogos como o Wild Rift.
Semelhanças entre Sailor Moon e Guardiãs Estelares
Ao longo deste artigo, eu pude escrever um pouco sobre Mahō Shōjo, Sailor Moon e Guardiãs Estelares, e vocês puderam vir acompanhando algumas semelhanças entre essas franquias. Abaixo irei citar algumas dessas semelhanças.
* A formação de grupos que vivem suas vidas no cotidiano escolar;
* A busca por descobrirem suas histórias e mais sobre seus poderes;
* Familiares que as acompanham e servem como seus mentores;
* A caracterização com uniformes estilo marinheiras;
E, sinceramente, eu não busco dizer que a Riot copiou Sailor Moon - na verdade eu discordo muito disso - pois apesar das semelhanças, temos como identificar diversas originalidades dentro da história das Guardiãs Estelares.
* A forma como as personagens podem se corromper;
* A origem dos seus poderes;
* A trama por trás dos eventos;
* As motivações das personagens;
* As relações entre elas.
Enfim, diversas características que vão trazendo originalidade para este Universo Alternativo.
Conclusão
Particularmente, possuo uma percepção muito nostálgica quando leio, escrevo e falo sobre as Guardiãs Estelares. Lá na minha infância eu pude acompanhar o boom nos anos 90 de diversos animes como Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon.
Lembro de diversas tardes acompanhando Sailor Moon na TV Manchete e eu adorava, apesar de ficar mais reticente com as partes românticas do anime, eu amava as lutas, as personagens, a trama, o Tuxedo Mask, e meu crush pelas Sailors Marte e Júpiter. Enfim, para mim Sailor Moon não perdia em nada para os outros Animes aos quais eu tinha contato na época.
Ad
A Riot produzir essa linha de skins é um dos maiores acertos da empresa e sempre é um dos eventos mais esperados pela comunidade. Não vejo a hora de poder escrever um artigo contando tudo sobre a História que envolve esse Universo, incluindo as atualizações das novas personagens.
— Comments0
Be the first to comment