League of Legends

Review

Lore: TF e Graves, o Bonnie e Clyde da Riot

, Comment regular icon0 comments

TF e Graves, além de amigos, criminosos, charlatões, entre outros adjetivos peculiares, também foram nos apresentados como o mais novo casal de Runeterra.

Edit Article

Bonnie e Clyde

Para a construção desse artigo, acho importante explicar quem foram Bonnie e Clyde e como se assemelham aos nossos personagens de Runeterra: Tobias Félix (Twisted Fate /TF) e Malcom Graves.

História

Bonnie Elizabeth Parker e Clyde Chestnut Barrow foram um casal de criminosos estadunidenses que viajava pela região central dos Estados Unidos, com a sua gangue, durante a Grande Depressão (Crise de 1929). Diversos roubos e assaltos a bancos foram feitos pelo casal, mas os crimes mais "comuns" eram assaltos a pequenas lojas e postos de gasolina. Em 1967, um filme estadunidense resgatou e contou a trajetória de crimes do casal, e o nome do filme era (duvido adivinhar) Bonnie e Clyde, de Arthur Penn.

Ad

Uma das grandes características atribuídas a Bonnie era a de que ela fumava charutos, porém essa notícia foi o que hoje chamamos de fake news. Quando a polícia encontrou um dos esconderijos do casal, havia lá uma foto de Bonnie com um charuto, essa foto foi enviada para todos os jornais e a imagem dela com charuto foi veiculada durante muitos anos, até que um dos membros da gangue contasse a verdade.

Bonnie e Clyde em 1930
Bonnie e Clyde em 1930

TF e Graves

Twisted Fate e Malcom Graves se conheceram durante um “jogo de alto risco” em Mudtown. E logo, ambos descobriram que compartilhavam a mesma paixão imprudente pelo perigo e aventura, o que os encorajou a formar sua parceria. Com Graves sendo a força, e TF sendo o cérebro, desde o início eles eram uma equipe extraordinariamente eficaz, o que fez com que ganhassem fama rapidamente.

Durante os contos Sorte e Destinolink outside website, Marés Ardenteslink outside website e Bombolini e os Rapazeslink outside website, vemos o desenvolvimento da parceria ao longo dos anos. Essa relação deles teve altos e baixos. Como, por exemplo, quando Graves foi preso e passou anos nutrindo um sentimento de raiva por TF tê-lo abandonado. Algum tempo depois pudemos acompanhar durante as Marés Ardentes o esforço de Tobias para reconquistar a confiança de Graves, que no fim, conseguiu seu objetivo e a dupla pôde finalmente voltar a atuar.

Cena do Conto Marés Ardentes
Cena do Conto Marés Ardentes

O Conto Bombolini e os Rapazes

Até o momento em que escrevi este artigo, este é o conto mais recente de Graves e TF. O conto retrata um assalto em que a dupla foi contratada para roubar uma carga de pólvora que estava indo até Noxus. Quero frisar que isso foi tudo um plano do contratante, pois a mesma pessoa que estava levando a carga foi quem contratou os parceiros.

Tá, mas que plano ruim, você diria... mas o plano é incrível! A ideia do contratante era receber o seguro pelo roubo da carga, porém ele ainda teria a posse da carga, já que Graves e TF teriam roubado e entregue a ele. Pena que não foi bem assim…

O Assalto

Durante o assalto, a dupla foi descoberta e foram encurralados, mas como toda a carga era de pólvora, havia todo um cuidado para não haver explosões e isso fez com que uma tentativa de diálogo começasse entre os parceiros e a tripulação de Bombolini.

Bombolini era um antigo aliado de crimes de Graves e TF que foi traído pela dupla e deixado para trás após uma “missão” mal sucedida. E é a partir daqui que o conto começa a nos dar pistas do quão profunda é essa parceria entre Graves e TF.

TF e Graves se preparando para o assalto
TF e Graves se preparando para o assalto

Representatividade

Após diversas farpas entre Bombolini, Tobias Félix e Malcom Graves, um diálogo “franco” se inicia e após algumas frases e muito se esforçar para pensar, Bombolini chega à seguinte conclusão:

Ad

“Os dois estão juntos", ele afirmou, confiante.

Uma pausa.

"A gente sabe", retrucou o goby.

"Não, eles estão juntos, juntos," repetiu Bombolini, ainda mais confiante. "Eu sabia que os dois iam acabar juntos. O Graves sempre teve dedo podre pra homem, e o Fate é o pior homem que eu já conheci. Tudo faz sentido!"

E a conversa continua, mas agora com TF e Graves:

"Ele acha que estamos juntos", cochichou Fate. "Tipo, juntos, juntos. Como um casal. Numa relação romântica."

"Eu sei o que 'juntos' significa, Tobias", retrucou Graves em voz baixa, agora um tanto mais discretamente que antes. "Mas como usamos isso a nosso favor? Qual é o plano? E por que ele foi tão maldoso?"

Por conta desses diálogos, TF e Graves começam a se questionar sobre o real formato da relação deles.

Jared Rosen (escritor do conto) começa a nos apresentar a orientação sexual de ambos, e nos conta que Malcom Graves se identifica como gay há pelo menos 40 anos e que sua relação com Vayne era apenas por “zoeira”. Não fica clara a orientação de Tobias, mas claramente ele se sente balançado emocionalmente por, como eles se chamam, seu PARCEIRO.

Teaser do Evento de comemoração do orgulho LGBTQIA+ 2022
Teaser do Evento de comemoração do orgulho LGBTQIA+ 2022

Qualquer semelhança é mera coincidência

“Beleza, Barba, tu escreveu pacas, mas o que tem haver Twisted Fate e Malcom Graves com Bonnie e Clyde?”

Que bom que você fez essa pergunta, minha querida pessoa que está lendo este artigo.

A resposta é bem simples: Há uma possível inspiração em Bonnie e Clyde para a construção da relação entre TF e Graves.

Me acompanhem:

  • Ambas as duplas se identificaram de imediato com seus futuros parceiros (será que podemos chamar de almas gêmeas?);
  • Ambas as duplas possuem um modus operandi similar para suas ações criminosas;
  • Bonnie, para a mídia, fumava charutos, assim como a sua contraparte de Runeterra, Malcom Graves;
  • Clyde era um homem extremamente inteligente e que faria de tudo para ter Bonnie ao seu lado — quem pôde ler Marés Ardentes sabe que TF, além de inteligente, faria de tudo para reaver a confiança de Graves e ficar ao seu lado;
  • Bonnie não gostava de matar e por isso evitava ao máximo recorrer a essa ação, assim como podemos ver nas falas de Graves, como esta: "Estamos aqui pelo ouro, não para matar... Não quero ninguém bancando o herói."

As semelhanças são muitas e até bem nítidas. Pode ser uma coincidência? Sim, mas eu não costumo me apegar a coincidências. Quando vemos a retratação de Bonnie e Clyde nos cinemas, lemos relatos sobre o casal e a forma como se comportavam um com o outro, fica ainda mais evidente a inspiração para o relacionamento de Graves e TF.

Bonnie e a foto que lhe rendeu a fama de fumar charutos
Bonnie e a foto que lhe rendeu a fama de fumar charutos

Conclusão

De início, nas minhas considerações finais, quero deixar claro que eu sei que as inspirações individuais de Twisted Fate e Graves não são Bonnie e Clyde. Sei que, por exemplo, TF é baseado no personagem de Quadrinhos Gambit. Mas a questão é a semelhança entre os relacionamentos.

Ad

Eu quis escrever o artigo nesse formato, pois vi muita gente argumentando que o casal Graves + TF era forçado porque sempre foi claro que eles eram “parceiros de crimes”, então optei por trazer uma abordagem de comparação a um casal que realmente existiu e que não deixaram de ser parceiros de crime apenas por serem um casal. E gostaria de salientar, também, que amigos também se tornam casal!

Como último parágrafo, quero dedicar a atenção de você leitor para o fato de que, pela PRIMEIRA vez em 11 anos, a Riot Games utilizou a palavra gay dentro de seu universo de fantasia. A importância que isso traz? É a representatividade de toda uma minoria que raramente se vê representada pela indústria do entretenimento.

Após anos de negligência desta Indústria, hoje em dia cada vez mais, vemos a busca pela representatividade de diversas minorias, não parando nas siglas LGBTQIA+ e se estendendo também para representatividade étnica.

Deixo um recado para você que possa estar incomodado com essa representatividade — apenas não comente, não opine, seja humano e aceite que existem pessoas diferentes.

No mais, deixo o meu abraço a todas as pessoas que leram esse artigo e lembrar a vocês que, acima de tudo, devemos nos divertir!